Divulgação

Você sabe o que é uma Witbier?

Para refrescar nada melhor que uma cerveja bem gelada não é mesmo?

Mas desta vez vou te apresentar um estilo mais refrescante que as “Pilsens comercias” (que na verdade não são pilsens e sim Standard American Lager – mas isso falamos depois, em outro post). 

O que quero dizer é que Skol…Brahma…Bavária…etc…etc não são as únicas que podem te refrescar! 

Vamos nos refrescar com sabor, com aroma e com muito mais diversidade! Pense!

Acrescente na receita da sua cerveja cascas de laranja ou limão…tempere com sementes de coentro…e terás um dos sabores mais refrescantes do mundo: as Witbiers, as cervejas de trigo da Bélgica!

E o que elas se diferem das Weissbiers, as cervejas de trigo alemãs? Quase nada…ou quase tudo! Depende! Como sempre!

As cervejas de trigo da Alemanha usam apenas a Água, o Malte de trigo e cevada, o Lúpulo, o fermento.

Já as witbiers levam todos esses ingredientes que a weissbier utiliza e ainda acrescenta alguns temperos a mais, como todo cervejeiro Belga! E nesse caso são esses os ingredientes: normalmente cascas de laranja curaçao e sementes de coentro.

Existem variedades do estilo que na receita utilizam a casca do limão, pimentas como temperos e outras “coisicthás más”. E sempre dentro do estilo, refrescante e temperada! 

Witbier significa cerveja branca em Flamenco e recebe esse nome pois não é filtrada e sua cor varia de quase branco, palha muito claro, ao dourado claro.

De acordo com o BJCP, um Guia de Estilos para os cervejeiros caseiros e concursos de cerveja, as Witbiers possuem “dulçor moderado (frequentemente com leves notas de mel e/ou baunilha) com suaves aromáticos de grãos e especiarias do trigo, frequentemente com um pouco de acidez. Moderado perfume de coentro, muitas vezes com notas complexas de ervas, especiarias ou apimentadas em segundo plano” 

Possui “Intensa turbidez oriunda das moléculas de amido e/ou das leveduras, que conferem aparência leitosa e amarela-esbranquiçada. Colarinho denso e branco como mousse, com muito boa persistência.

Sua graduação alcóolica, varia entre 4,5 – 5,5%. Deu sede né?

Então já sabe agora, quer se refrescar? Procure pelas Witbiers

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *