Recebi um email de um leitor do Blog, pedindo a receita da cerveja Witbier que comentei em um dos meus posts…cuja a qual não carbonatou.
Depois de resolvido o problema, a cerveja ficou bem gostosa para um dia de calor, haja vista que a Witbier é uma cerveja bastante refrescante (por causa do limão siciliano) e um tanto condimentada pela presença do coentro.
Com a permissão do meu grande consultor Robson Vergílio – saiba sobre esse grande mestre no site http://vergilio.wordpress.com/ – pedi a receita pra ele.
Essa receita está adaptada para levas de 5 litros, pois comecei minhas levas, nas panelinhas de 5 litros. E aconselho muito a quem nunca fez cerveja, começar com ela, pois quando começamos, erramos um montão e se perder cerveja, não se perde muito né?
Vamos prá receita!
Maltes:
675 gramas de malte pilsen
360 gramas de malte trigo
60 gramas de malte viena
20 gramas de aveia em flocos – pode ser a mesma comprada no supermercado
Lúpulo:
Hallertau Mittlefrueh – 5 gramas a 60 minutos
Fermento:
T58 Safbrew
Essa é uma Levedura especial selecionada para desenvolvimento de sabores um tanto esterificados e apimentados. Excelente rendimento em cervejas com teores de álcool acima de 8,5% v/v mas pode fermentar até 11,5% v/v.
Característica geral: fermento para fermentaçao de cervejas Ale. Muito bom para witbiers e IPA’s
Sedimentação: média.
Gravidade específica final: alta.
Especiarias:
2 gramas de coentro a 5 minutos
9 gramas de cascas de limão siciliano a 5 minutos
Dica: O coentro deve ser quebrado um pouco para liberar o aroma. O limão siciliano usaremos apenas a casca. Corte com cuidado o limão siciliano in natura, sem a parte branca da casca, pois essa parte branca pode prejudicar o sabor da cerveja depois.
Essa cerveja fiz do modo mais simples possível…logicamente que se você nunca fez cerveja em casa, aconselho fazer um curso ou estudar mais sobre o assunto, antes de fazer.
Para se ter uma ideia, como essa leva foi a minha terceira leva, nem OG nem FG eu tirei.
Deixei fermentando 7 dias a 21 graus. – Não usei temperatura controlada. Fermentei a Witbier em temperatura ambiente.
Maturação 10 dias na geladeira.
Carbonatação: 21 dias carbonatando. Essa cerveja demorou mesmo prá carbonatar. Outra coisa…normalmente usamos 6 gramas de açúcar para cada litro de cerveja – Priming. Nessa receita, foi diferente…prá você entender melhor, antes de engarrafar sua Witibier, leia esse post no meu blog: http://haikcozinha.blogspot.com.br/2014/04/minha-witbier-nao-carbonatou-e-agora.html
Na foto: Coentro já quebradinho e a casca do Limão Siciliano sem a parte branca
Aqui está a minha Witbier. A cor dela ficou um pouco escura pois caramelizou o malte um pouco na hora da Brassagem. Isso não deve acontecer, rs. Mas ficou boa do mesmo jeito!!!
Essa é a minha Panela de 5 Litros que uso para fazer minha cerveja! Para adquirir essa panela entre no site do Lamas Brew Shop – Vale a pena!!