[youtube v=”1aER4bqtgKw”]
A mudança de hábito no consumo de cerveja passou a ser uma oportunidade não apenas econômica, mas também cultural, e essa curiosidade de descobrir sabores, ingredientes e aromas diferentes abre espaço para a criatividade, diversificando a gastronomia e tornando a bebida mais consumida no mundo em seu mais novo item para preparar aquele prato favorito.
Além de ótimo acompanhamento para a comida, a cerveja também constitui um excelente ingrediente na hora de cozinhar, podendo ser usada de forma variada para criar cremes, molhos e sopas, sem contar nos pratos que vão dos mais simples, aos mais elaborados, como por exemplo: Torta de frango com Witbier, Peixe no vapor com IPA, Risoto com Pilsen, Brigadeiro com Bock, Milkshake com Porter…
Vale lembrar aqui que diversos pães podem usar os insumos como ingredientes.
As particularidades da cerveja
No modo geral se pode esperar da adição de cerveja em uma receita, um sabor mais intenso, aprimorado pela doçura do malte e a complexidade devido o lúpulo que causa o aroma e o amargor.
A possibilidade de quase todas as receitas aceitarem bem a cerveja é grande, mas também pode trazer um sabor muito desagradável, portanto é válido saber algumas coisas sobre o que realmente funciona ou não.
Dicas básicas para usar a cerveja na cozinha
Aprenda a gostar do amargor;
Não ferva a cerveja;
Use a cerveja com cuidado;
Pratique o cozimento lento com a cerveja;
Cerveja vai bem com salmouras e marinadas;
Combine os sabores;
Cozinhe e harmonize separadamente;
Cerveja em molhos e condimentos;
Tente ser sutil;
Não use qualquer cerveja;
Bolo feito com cerveja é ótimo;
Medidas para as receitas
Se uma receita pedir para colocar uma garrafa de cerveja, significa 300-335 ml de cerveja, já que esse é o conteúdo de uma long neck comum.
Se a garrafa tiver 30 ml a mais, isso raramente vai fazer a diferença para a maioria dos preparos.
Quantidades específicas são indicadas nas receitas que exigem outros volumes que não 300-355 ml.
Acompanhe a coluna para ter acesso a mais receitas com cervejas e harmonizações. E fique ligado em nosso site pois estaremos trazendo dicas incríveis sobre o assunto para você!
Por Maria da Hora
Maria da Hora entrou para o universo cervejeiro como entusiasta em 2016. Dois anos depois, já estava produzindo sua primeira cerveja em casa: uma Witbier. Em 2019 fez um curso básico de harmonização e depois decidiu cursar e se especializar no curso de Sommelière de Cerveja, pelo Science of Beer Institut. Atualmente é colunista no site Cerveja em Foco e agora, Colunista do site Bia Bier. “A cerveja me atrai desde sempre, devido a sua capacidade de unir pessoas e o mundo. Estudar cerveja me permite entrar em um universo de constante inovação, passando pela gastronomia, serviço e hospitalidade, que são de suma importância e isso me deixa imensamente fascinada cada dia mais.” – completa Maria.