Pois é! Um dos maiores problemas para a fabricação de cerveja em casa é a questão HIGIENIZAÇÃO e SANITIZAÇÃO.
Li uma vez no livro “How to Brew” de John Palmer, que uma cerveja mal sucedida é devido a problemas de contaminação existentes durante o processo e essas contaminações, na maioria das vezes, são pela falta da sanitização.E isso é a maioria dos problemas que aparecem… A limpeza é fundamental na hora da produção!
Durante todo o processo de fabricação temos que manter o local sempre limpo e sanitizado em algumas etapas. E porque em algumas etapas? Aí está a diferença. Muitos confundem que é necessário sanitizar tudo em todo o momento. Engano! Temos que sanitizar somente tudo e tudo mesmo, após a fervura da mostura, ou seja, antes de ferver não é necessário sanitizar nada.
Apenas limpar, higienizar! Haja vista que durante a fervura, todo e qualquer elemento vivo não desejado irá morrer na alta temperatura que a fervura proporciona. Quando falamos em sanitização queremos dizer que iremos reduzir as bactérias e outros elementos contaminantes a níveis insignificantes.
Aparentemente limpeza e sanitização são usadas como sinônimos, porém não são! Limpeza significa estarmos livres de sujeira, poeira…é o procedimento utilizado para remoção de materiais estranhos como pó, terra, grande número de micro organismos, material inorgânico (substâncias químicas, exemplo: sais) e orgânico (de origem biológica, exemplo: alimentos).
Em geral é utilizada a água associada ou não a detergentes, enzimas e auxiliares mecânicos (rodo, esfregão, buchas, panos, etc.) e neste caso a limpeza também é chamada de lavagem.
Sanitização é matar ou reduzir os micro organismos indesejáveis a níveis insignificantes. E ainda temos a Esterilização, que aí sim, é a ELIMINAÇÃO de toda forma de vida, especialmente micro organismos, por meios químicos ou físicos. A limpeza na verdade é essencial pois quando limpamos o local onde iremos trabalhar, automaticamente eliminamos alguns pontos onde poderiam abrigar as bactérias.
A limpeza, nada mais é que limpar o local com água e detergente (neutro de preferência).
Nenhum dos sanitizantes usados por nós cervejeiros caseiros, eliminam todas as bactérias e vírus…a maioria limpam e sanitizam, mas não esterilizam entendeu?
Mas não se preocupe, pois não é necessário a esterilização.
Nós, cervejeiros caseiros, já ficaremos satisfeitos se conseguirmos reduzir os contaminantes a níveis manejáveis.
Sempre usaremos os sanitizantes em superfícies e equipamentos limpos, pois não adianta passar o sanitizante em um equipamento sujo.
A própria sujeira não permitirá que o sanitizante entre na superfície suja.
Nas minhas produções eu uso o Álcool 70% e muitas vezes o ácido peracético para sanitizar as garrafas.
Ele é mais caro nas lojas realmente, porém, o mais rápido e fácil de utilizar. Dá menos trabalho. E trabalho é o que não falta para um cervejeiro!!
Na foto: Álcool 70% comprado em lojas especializadas
Tabelinha simples para sempre ter em mãos!
Dica: só é necessária a sanitização após a fervura do mosto.
Antes da fervura, a sanitização não é necessária para com os equipamentos.
RECIPIENTE DA FABRICAÇÃO: limpar
COLHER PARA MEXER/PÁ: limpar
JARRA MEDIDORA: limpar e em alguns momentos, pós fervura se utilizar, sanitizar
JARRA OU COPO DE MEDIÇÃO LEVEDURA: limpar e sanitizar
FERMENTADOR E TAMPA: limpar e sanitizar
AIRLOCK: limpar e sanitizar
TERMÔMETRO: antes da fervura, na brassagem: limpar. Após fervura, na inoculação da levedura: sanitizar.