A cerveja é uma paixão nacional, o que a torna um tipo de patrimônio cultural dos fins de semana e das horas de descontração. Nos últimos anos,a quantidade de marcas e rótulos disponíveis no mercado nacional aumentou consideravelmente.
Se antes estávamos atrelados às mesmas marcas e suas cervejas, hoje temos uma possibilidade enorme de produtores, que estão fazendo cervejas muito sofisticadas e ganhando prêmios mundo afora.
Esse “boom” da cerveja artesanal também popularizou kits para produção de cerveja, levando muitas pessoas então, a produzir sua própria cerveja em casa.
Sim, agora é possível encontrar todo o material necessário para começar a fazer sua própria cerveja em um único kit!
Então se você ficou curioso para dar os primeiros passos na sua produção e saber mais sobre como fazer cerveja em casa, confira quais são os principais equipamentos que você precisa ter para começar!
Primeiros passos para fazer cerveja
Uma dúvida normal que todos nós cervejeiros caseiros enfrentamos no início é: “quais são os equipamentos necessários que eu preciso ter, para começar a fazer cerveja em casa”?
Hoje no mercado existem muitos kits de produção prontos, ou seja, com todos os equipamentos.
Porém, esses kits são bem diversos e para o cervejeiro que está começando, muitas vezes, esses equipamentos fornecem alguns utensílios que não precisaremos no início e outros que seriam mais importantes, não vem nos kits.
Para ajudar você a entender melhor o que é necessário no início da produção de cerveja em casa, leia o post até o final, assim você não corre o risco de comprar coisas a mais ou a menos.
Moro em casa ou apartamento?
Essa pergunta parece não ter muito fundamento com o assunto não é mesmo? Mas é uma das perguntas que faço para meus alunos, quando eles me questionam sobre os equipamentos.
Primeiro, que já fique claro aqui neste breve post: fazer 5 litros de cerveja dá o mesmo trabalho que produzir 20 litros ou mais. Então, o que vai fazer você produzir mais cerveja ou menos cerveja é o seu espaço! E claro, a sua vontade.
Se você mora em casa e tem espaço para guardar panelas grandes, digamos: caldeirões, aconselho você a já dar início a levas de 20 litros. Agora, se você mora em um apartamento, onde o espaço é menor, faça levas menores. De 5 litros ou 10 litros.
Qual é o grande “x” da questão no quesito espaço?
Se você tem espaço, poderá guardar sua panela (que varia de 32 litros ou mais) em casa com tranquilidade. Mas se você não tem tanto espaço assim, pode arrumar um pequeno espaço no seu armário da cozinha, com panelas menores, de aproximadamente 8,7 litros. É praticamente o tamanho da espagueteira de cozinha, sabe?
Quesito número 02, seria o fogão! Durante uma das etapas de produção de cerveja, é necessário a fervura do mosto. Se o seu fogão não tem uma potência tão boa, ele não vai conseguir ferver um caldeirão de 32 litros de mosto. Então, se você tem pouco espaço, fogão não tão potente assim, faça levas menores. Se você tem espaço e fogão potente, faça levas maiores. Inclusive, se o seu fogão não for tão potente assim, pode ainda optar por comprar um fogareiro, que com o espaço da casa, não terás problemas.
Moagem dos grãos
Para dar início a nossa produção e entender quais os melhores equipamentos que devemos comprar, vale a pena entender também dos processos de fabricação.
Quanto maior entendimento de como fazer cerveja em casa, melhor.
Você pode ter a opção de querer ou não moer os grãos, isso claro, se você usar o método “all grain”, ou seja, utilizar em sua produção uma cerveja feita 100% grãos.
Em cerveja tudo depende mesmo, então, se você parte do princípio que irá produzir a sua cerveja em casa por esse método, pode escolher a opção de comprar os maltes já moídos ou moer em casa.
Para moer o malte em casa é preciso um conhecimento mais técnico, e isso você pode aprender em cursos especializados. A boa parte de moer os grãos em casa é que você terá uma cerveja final, livre de sabores não desejados, livre de oxidação…entre outros.
Quando você compra um malte já moído, podemos correr o risco deste malte já ter sido moído a algum tempo. Isso pode prejudicar sua cerveja final.
Então, um Moedor é o primeiro equipamento que você deve ter em casa.
O moinho pode ser de rolo ou de disco. E isso será assunto para um próximo post!Mas, a título de informação, o moinho do desenho acima é um moinho de disco.
Equipamentos para brassagem
Para a brassagem, que é o processo no qual os grãos de malte são cozidos para liberação das enzimas que vão converter o amido em açúcar é preciso ter em mãos:
- Um caldeirão grande, partindo do princípio que você usará o Método BIAB – Brew in a Bag, fazendo cerveja com uma única panela.
O caldeirão será utilizado para você fazer o aquecimento da água e dos grãos, além da fervura.
- BAG – Saco de Voal
O Bag, ou o saco de grãos, será necessário para que você, após finalizar a conversão de todo o amido em açúcar, retirar os grãos e deixar o mosto (caldo açucarado) na panela.Hora de aquecer
- Fogareiro
É possível utilizar o fogão de casa nesta etapa, por isso, só invista no fogareiro se você não quer usar a cozinha ou então se pretende fazer uma quantidade superior de cerveja. O fogareiro é seguro e evita o derramamento de mistura e de água quente, afinal, você não vai precisar ficar levando as panelas de um lado para o outro para realizar o aquecimento.
Resfriadores
Uma das etapas mais importantes é o resfriamento do mosto. Ele tem que ser feito com rapidez, por isso é importante adquirir um artefato para resfriar o líquido.
- Serpentina de cobre – Chiller
Podem ser usadas as serpentinas de cobre ligadas a uma torneira. O metal troca de calor com a mistura e é resfriado pela água que passa por dentro dele, esfriando gradualmente a mistura.
- Trocador de placa
Os trocadores são peças para quem pretende investir mais. Eles são mais caros, mas ocupam pouco espaço e fazem com que o mosto resfrie com bastante rapidez.Lembre-se, que nesta etapa é fundamental você ficar atento a sanitização!
- Termômetro, pá cervejeira e balança
Nem pense em começar a sua produção sem um termômetro, uma pá cervejeira para mexer a mistura e uma balança para medir a quantidade de malte e de lúpuloAh, e para fechar: garrafas e um fixador de tampinhas.