Pode parecer fácil, mas a parte mais preocupante para quem faz cerveja em casa é na hora de higienizar e esterilizar as garrafas e tudo o que envolve esse feito! Confesso que prá mim, é a parte mais “chata” de todo o processo…mas se você for fazer isso em um dia legal, coloque uma música e não tenha pressa! Isso vai dar um resultado bem interessante quando você abrir sua cerveja! Pode ter certeza!!
Pensando no meu dia a dia e compartilhando com vocês que também possuem – creio eu – esse entusiamo de fazer cerveja em casa, vou escrever aqui algumas dicas que ajudam e muito na hora da sua cerveja ser engarrafada.
Como eu faço ok?
Um dia antes, pego todas as minhas garrafas e coloco água com ácido peracético. Na verdade pego o meu cooler grandão, daquele que a gente leva para a praia, sabe? E encho ele até a boca com água sem cloro, limpa e inodora!
Aí, pego garrafa por garrafa e coloco dentro desse cooler. Mergulho elas mesmo e encho até a boca com essa solução de água e ácido peracético.
Gosto muito de usar o ácido peracético que compro na loja da Lamas Brew Shop. Aliás, se você quiser comprar por lá, pode usar meu cupom de desconto…é só digitar BIABIER no checkout e pronto! Vai sair o desconto!
O ácido peracético está neste link, só clicar!
Mas, voltando a nossa sanitização…
Deixo a garrafa em pé, em um local onde não pegue nem chuva, nem sol, nem nada. Na minha casa, por exemplo, coloco as garrafas em pé, num cantinho da minha lavanderia. A garrafa dorme com esse líquido dentro ok??
No dia seguinte, pego as garrafas, jogo essa água com ácido peracético fora e coloco dentro da garrafa, água fervida ou água filtrada sem cloro.
Isso faz com que o cheiro do ácido peracético saia. Tem gente que não enxágua, mas eu enxáguo, pois evita sim alguns offs na cerveja.
Depois de colocar água fervida ou a água sem cloro, coloco as garrafas para secar de boca prá baixo.
Enquanto as garrafas secam, eu já deixo tudo preparado para começar o envase…aí, coloco em cada uma delas, em torno de 50ml de álcool 70% e chacoalho tudo com as mãos – também sanitizadas com o álcool. Esse processo eu repito em todas as garrafas. Falei que era chato né.
Eu sou um pouco neurótica com esse processo.
Depois do álcool secar, engarrafo minha cerveja.
Lembrando, as tampinhas e tudo mais que for entrar em contato com a cerveja neste momento, deve ser sanitizado com álcool 70%.
Ah e toda a água que você utilizar para lavar as suas garrafas, antes mesmo da sanitização, deverá ser uma água sem cloro, evitando assim, o clorofenol.
Agora a dica mais bacana:
Agora, se você achou muito trabalho lavar todas as garrafas e sanitizar, você pode fazer o processo apenas com um keg ou barril, alterando então a forma de carbonatar a sua cerveja.