Hoje vamos falar de algo muito importante que compõe uma cerveja, vamos falar sobre os rótulos de cervejas. Nos últimos anos, cresceu estrondosamente a quantidade de rótulos de cerveja no varejo. Assim, a competição tornou-se mais acirrada e os consumidores mais céticos as “promessas” das comunicações. Ou seja, não basta dizer ser a melhor cerveja, é necessário realmente ter qualidade, expressá-la de forma adequada e dar importância e relevância ao consumidor. Um rótulo de cerveja constitui um dos elementos clássicos do compostomercadológico do marketing e sua característica mais fundamental é seu aspectoexterno, ou seja, o design do rótulo da cerveja. O rótulo participa deste importanteaspecto da cerveja, pois é o principal responsável pela comunicação do produto e umfator decisivo de compra. Atualmente, se você parar na frente de uma gôndola desupermercado, será obrigado a escolher entre diferentes marcas de cervejas sobre osquais muitas vezes tem pouca ou nenhuma informação sobre a cervejaria ou estilo decerveja. Os rótulos tentam inovar no setor cervejeiro cada vez mais, para tentar chamar aatenção de seu público alvo, com cada vez rótulos mais criativos e chamativos. Nestesetor cervejeiro, inovar é estar atento às oportunidades diferenciadas onde quer queelas estejam e, de onde quer que elas venham, é preciso inovar para se destacar.Já podemos perceber que o mercado cervejeiro amadureceu bastante: estamos vendono mercado garrafas gourmet que prometem dar uma boa formação de espuma,rótulos que interagem com o consumidor com realidade aumentada, rótulos coloridose dos mais variados formatos… Por isso, é importante o apelo visual, os elementosvisuais que compõem o rótulo como formato, cor e tipografia utilizados devem serescolhidos e combinados adequadamente, resultando na criação de um “estilo” naembalagem, um design unificado, passando a identidade da cervejaria. Alô cervejeiros, fica a dica! Investir em um bom profissional é essencial para que vocêcomunique a essência da sua cervejaria para seu público alvo! Além de criar um rótulo que comunica a essência da cervejaria, existe outro fatorimprescindível em um projeto de design de um rótulo: devemos assegurar de que orótulo da cervejaria esteja devidamente adequado as normas técnicas do INMETRO,ANVISA e MAPA que, por sinal, muitas vezes são rígidas e exclusivas neste setor. Por fim, preocupar-se com o rótulo da cervejaria, bem como o designer que vai criar orótulo de sua cerveja, deve ser interpretado com um investimento primordial aosucesso de sua marca e de sua cerveja. Não adianta ter uma excelente cerveja se vocênão comunicar isso ao seu consumidor. Como eu disse: é fundamental para oconsumidor, na hora da decisão da compra, um bom rótulo. O rótulo pode ser umdiferencial no processo de decisão de compra de seu consumidor. Esta é uma razão pela qual é importante dar tanta atenção à embalagem quanto aoproduto. A embalagem faz a propaganda e agrega um maior valor ao produto, fazendomuitas vezes o consumidor comprar o produto somente pela aparência da embalageme algum utilitário agregado na mesma. Siga-me nas redes sociais bento ferreira @bentocla.https://www.facebook.com/bentoclahttps://www.instagram.com/bentocla Bento Ferreira @bentoferreira é publicitário, MBA em Marketing Digital, Sommelier Doemens e cervejeiro caseiro.
A importância do rótulo de cerveja
24
maio