Bia Bier

Quanto Custa fazer Cerveja em casa?

Quando as pessoas ficam sabendo que eu faço cerveja em casa, uma das primeiras perguntas que elas fazem é: “mas Bia, será que compensa fazer cerveja em casa?

Quanto que custa fazer cerveja em casa?”

Pensando nisso, gravei o vídeo abaixo, respondendo a pergunta! Dê um play e assista 🙂  

Tudo é muito relativo. Uma leva de 20 litros por exemplo, pode custa de 50 reais a 150 reais ou mais, sem contar ainda, que tudo vai depender dos insumos que o cervejeiro vai utilizar.

Outra coisa, quando falo em custo, não estou colocando aqui o valor do gás, o trabalho do cervejeiro, a garrafa, o rótulo…estou falando apenas dos insumos!

Ah, e esse valor ainda vai depender da região que o cervejeiro está, até porque tem o frete, caso ele compre pela internet.

Primeiro, você que pretende fazer cerveja em casa, com o intuito de aprender e futuramente, quem sabe ser dono de uma fábrica de cervejas, o caminho vai além e não é tão simples, como você imagina!

Primeiro: cervejeiro caseiro não pode e não deve por lei, vender sua cerveja, quando feita em casa.

Sabe porque? Porque para você vender sua cerveja, você precisa de um registro do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comprovando que você está então apto a produzir a sua cerveja e claro que você está vendendo um produto seguro e de acordo com as regras do seu país.

Então, cervejeiro caseiro, você não poderá vender sua cerveja. Só poderá vendê-la depois deste registro e para isso existe um grande passo pela frente.

Eu mesma, recebo diversas ligações de pessoas do Brasil inteiro, questionando sobre como comprar a minha cerveja. 

Minhas levas são pequenas, faço levas de 20 litros e às vezes de 5 litros.

As cervejas que produzo, sempre presenteio meus amigos, meus familiares e são para o meu consumo próprio e do meu marido, é claro! haha

Para os cervejeiros caseiros que queiram se aventurar num passo maior, existem as cervejarias ciganas por exemplo, um ótimo início para quem quer começar a se aventurar no mercado da cerveja. 

Então, se você quer começar a produzir a sua cerveja, vá devagar. Faço um curso, dois, três.

Depois se especialize na área e aí sim, dê passos maiores.

Toda terça-feira tem vídeo novo no meu Canal do Youtube e também posts novos aqui no Blog! Fique ligado!